A COMPOSIÇÃO DO TEXTO TEATRAL
Teatro - A composição do texto dramático
prólogo, cenas, atos, epílogos e rubricas
O texto dramático
É um tipo textual derivado do texto narrativo, tendo como principal característica ser escrito para ser representado. Geralmente não tem narrador e predomina a 2ª pessoa.
Elementos de um texto dramático
Para direcionar a encenação, o texto teatral ou dramático possui elementos muito particulares, tais como:
- Prólogo
- Atos
- Cenas
- Epílogo
- Rubricas
Veremos detalhadamente o papel e localização de cada elemento na composição de um texto dramático.
Prólogo
Tradicionalmente surgido na tragédia grega, o prólogo é um texto inicial usado para situar o leitor do que vai encontrar na peça teatral ou trazer uma introdução aos fatos que ocorrem em seu enredo. Geralmente era escrito em verso e anunciava a temática central da peça.
Ao abrir o pano, entram todos os atores, com exceção do que vai representar Manuel [...] Imediatamente após o toque do clarim, o palhaço anuncia o espetáculo.PalhaçoGrande vozAuto da compadecida! O julgamento de alguns canalhas, entre os quais um sacristão, um padre e um bispo, para exercício da moralidade.
Exemplo da utilização do prólogo
AUTO DA BARCA DO INFERNOGil VicenteAuto da moralidade composto por Gil Vicente por contemplação da sereníssima e muitocatólica rainha Lianor, nossa senhora, e representando por seu mandado ao poderoso príncipe e muialto rei Manuel, primeiro de Portugal deste nome.Começa a declaração e argumento da obra. Primeiramente, no presente auto, se fegura que, noponto que acabamos de espirar, chegamos supitamente a um rio, o qual per força havemos de passar emum de dous batéis que naquele porto estão, scilicet, um deles passa pera o paraíso e o outro pera o paraísoe o outro pera o inferno: os quais batéis tem cada um seu arrais na proa: o do paraíso um anjo, e o doinferno um arrais infernal e um companheiro.O primeiro interlocutor é um Fidalgo que chega com um Paje, que lhe leva um rabo muiComprido e ila cadeira de espaldas. É começa o Arrais do Inferno ante que o Fidalgo venha.
Atos
Um ato significa um momento de uma obra e corresponde a tudo que acontece em um mesmo período, no mesmo dia ou ano.
Exemplos da utilização dos atos e cenas
ROMEU E JULIETA, ATO I, Cena VO mesmo. Um salão em casa de Capuleto. Músicos esperam.Entram criados.PRIMEIRO CRIADO – Onde está o Caçarola, que não vem ajudar atirar a mesa? Aquele troca-pratos.Olá, Raspa-pratos!SEGUNDO CRIADO – Retira esse tambores, arrasta o parador.Cuidado com a baixela! Amigo, separa para mim um pedaço de massapão. E se me tens amizade, dize ao porteiro que deixe entrar Nell e Susana Grindstone. Antônio! Caçarola!TERCEIRO CRIADO – Aqui, rapaz! Estamos prontos.PRIMEIRO CRIADO – Estão vos chamando, estão vos procurando, reclamam vossa presença na sala grande.TERCEIRO CRIADO – Não podemos estar aqui e lá ao mesmo tempo.SEGUNDO CRIADO – Alegria, rapazes! Ficai lépidos pelo menos
Exemplos da utilização dos atos e cenas
ATO II CENA II
Jardim de Capuleto. Entra Romeu.
ROMEU – Só ri das cicatrizes quem ferida nunca sofreu no corpo. (Julieta aparece na janela.) Mas silêncio! Que luz se escoa agora da janela? Será Julieta o sol daquele oriente?
Surge, formoso sol, e mata a lua cheia de inveja, que se mostra pálida e doente de tristeza, por ter visto que, como serva, és mais formosa que ela. Deixa, pois, de servi-la; ela é invejosa. Somente os tolos usam sua túnica vestal, verde e doente; joga-a fora. Eis minha dama. Oh, sim! É o meu amor. Se ela soubesse disso! Ela fala; contudo, não diz nada. Que importa? Com o olhar está falando. Vou responder-lhe. Não; sou muito ousado; não se dirige a mim: duas estrelas do céu, as mais formosas, tendo tido qualquer ocupação, aos olhos dela pediram que brilhassem nas esferas, até que elas voltassem. Que se dera se ficassem lá no alto dos olhos dela, e na sua cabeça os dois luzeiros? Suas faces nitentes deixariam corridas as estrelas, como se o dia faz com a luz das candeias, e seus olhos tamanha luz no céu espalhariam, que os pássaros, despertos, cantariam. Vede como ela apoia o rosto à mão. Ah! Se eu fosse uma luva dessa mão, para poder tocar naquela face!
A divisão da peça
No teatro dos séculos XV e XVI, a divisão da peça era feita em três atos.
- Exposição – As personagens eram apresentadas e dadas informações.
- Clímax – O desenvolvimento de um conflito.
- Desenlace – A solução do conflito.
William Shakespeare
No século XVII, houve um aumento no número de atos, chegando geralmente a cinco atos, como ocorreu na maioria das peças criadas pelo grande e destacado teatrólogo William Shakespeare durante a época. Entre suas obras destaca-se o clássico “Romeu e Julieta”.
Cenas
Os atos podem se dividir em cenas que são indicadas pelas entradas e saídas das personagens no palco. Atualmente, os atores simplesmente dividem o texto em cenas e quase já não utilizam os atos.
Epílogo
O epílogo é o final, o desfecho e fecha de forma lógica o drama desenvolvido nas cenas anteriores. O final precisa ser aceitável para o espectador e satisfazer de modo inteligente. O final feliz traz alívio e elimina as tensões do conflito, espalhando um sentimento de bem-estar na plateia, porém o final também pode terminar em tragédia.
A história da Compadecida termina aqui. Para encerrá-la, nada melhor do que o verso com que acaba um dos romances populares em que ela se baseou [...] E, se não há quem queira pagar, peço pelo menos uma recompensa que não custa nada e é sempre eficiente: seu aplauso. Pano.Exemplo da utilização do epílogo
Junto ao corpo de Rosa, aparece a figura de Nossa Senhora, com os braços abertos como se estivesse a envolvê-la com sua infinita piedade.CÍCERO – E viu-se um grande sinal no céu, uma mulher vestida de sol, que tinha a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre suas cabeças; e, estando prenhada, chamava com dores de parto, e sofria tormentos por parir. Pano.
Rubrica
Rubricas são indicações de cena, descrevem o que acontece em cena, se é dia ou noite, o local, etc. Normalmente ficam em linhas separadas, entre parênteses e escritas em itálico. As rubricas podem se subdividir em macrorrubrica e microrrubrica. A microrrubrica ainda se divide em rubrica objetiva e rubrica subjetiva.
Macrorrubrica
É uma rubrica geral que interessa à peça, ou ao ato e às cenas. É também chamada de “Vista”, e é colocada no centro da página, no alto do texto respectivo, e escrita em itálico ou em maiúsculo e colocada entre parênteses.
(Macrorrubrica) ÉPOCA: primeira metade do século XX; LUGAR DO DRAMA: Rio de Janeiro________________________________________PRIMEIRO ATO(Macrorrubrica) Casa de família da classe média. Sala de estar com sofá, abajur, consoles e outros móveis e apetrechos próprios. Uma saída à esquerda dá para o corredor. À direita, a porta principal de entrada da casa. É noite.
Microrrubrica objetiva
A Microrrubrica objetiva refere-se à movimentação dos atores: Descreve os movimentos, gestos, posições ou indica o personagem que fala, o lugar, o momento, etc.
DONA MAGNÓLIA:[Levanta-se do sofá, tem numa das mãos o livro que lia (Rubrica objetiva)]
ANINHA
[Mantém-se afastada da mãe, a poucos passos da porta. (Rubrica objetiva)]
Exemplos da microrrubrica objetiva
CENA I(Dona Magnólia, Aninha)[Dona Magnólia, recostada no sofá, lê um livro. (Rubrica objetiva)]ANINHA[Entra na sala (Rubrica objetiva)]Olá, mãe.
Microrrubrica subjetiva
As microrrubricas subjetivas interessam principalmente aos atores: Descrevem os estados emocionais dos personagens e o tom dos diálogos das falas.
SINVAL
[Embaraçado: (Rubrica subjetiva)]
Dona Ana… Às quintas-feiras ele não vem direto para casa… Eu é que devo ir. Ele voltará muito tarde.
Exemplos da microrrubrica subjetiva
ANINHA[Num ímpeto: (Rubrica subjetiva)]Não, Sinval. Hoje eu vou buscar meu tio. Vou no meu carro. Tenho um assunto para conversar com ele na volta para casa.SINVAL[Embaraçado: (Rubrica subjetiva)]Dona Ana… Às quintas-feiras ele não vem direto para casa… Eu é que devo ir. Ele voltará muito tarde.
Atividades Complementares
- Elaborem um texto dramático com a presença dos elementos vistos em aula.
- Escolha um texto teatral popular, como “Auto da compadecida” ou “Auto da barca do inferno” e identifique os elementos presentes no texto que o caracterizam como texto dramático.
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